domingo, 6 de novembro de 2011

ESPIRITUALIDADE x RELIGIÃO

Hoje quero falar de algo sublime, quero falar de algo além da carne quero falar do que o ser humano pode ser, quero falar de alma, espírito, coração, quero falar de espiritualidade.
Mas vem a pergunta: "Vai-se denominar religião?"
E eu respondo: "Não."
Busco muitas respostas para as inúmeras perguntas que tenho no meu interior e sempre chego a uma conclusão depois de muito refletir, pesquisar, pensar, discernir: Será que Deus é feliz com o seu rebanho?
Quem é Deus?
Eu respondo a minha visão e os leitores compartilhem as suas visões.
Deus é um ser onipotente, grandioso, é uma força de ânimo, é o alicerce para a vida, é a esperança de um mundo melhor, com pessoas mais justas.
Não estou aqui para pregar denominações religiosas, nem dizer quem está certo ou não, quem irá participar do banquete do céu ou não. Simplesmente estou aqui para dizer que todos temos o direito de acreditar em Deus da forma que queremos e que ninguém pode julgar uma pessoa como certa ou errada, pecadora ou  não dependendo da religião que segue.
O Ecumenismo para mim é um aspecto de grande valia nos dias de hoje, é o amadurecimento de posições em relações a doutrinas que respeita o jeito do outro olhar o mundo, o respeita, o ama, simplesmente por ele ser um filho de Deus.
Tenho minha religião e nem tocarei no nome dela, mas o aspecto desse artigo não visa denominações, e sim espiritualidade, amor, respeito, fraternidade, comunhão com o bem, com o Divino.
Existe algo mais Divino do que as pessoas se amarem e se respeitarem independentemente da  escolha de sua religião?
É isso que penso, é isso que almejo, RESPEITO, ninguém é superior a ninguém e você não será melhor sendo católico, evangélico, espírita ou outra denominação. Você é superior aos outros quando sua alma é superior a dos outros, quando você enxerga no próximo um pedacinho Divino, complexo de amor, cheio da espiritualidade.
Talvez o que eu escreva aqui, seja pouco entendido pelas pessoas, justamente por estarem enraízadas no que seja certo ou errado, atribuídos à sua formação desde pequenas.
O que quero levar a pensar é que não devemos pregar o AMOR e não sermos amor, bater no peito que se deve respeitar e amar o próximo, mas julgá-lo como portador do inferno, devido à sua opção religiosa.
Ponho-me a imaginar Deus nos observando e com a mão no queixo fazendo sinal negativo com a cabeça: "mas eles não compreendem nada."
Creio que a misericórdia de Deus vá além de seguimentos de doutrinas x ou y. A espiritualidade vai além das paredes de qualquer igreja, a espiritualidade é feita com atos do cotidiano, provando com suas ações quão misericordioso pode ser um ser humano, sem rótulos, sem marcas, apenas respeitando e amando o próximo do jeito que ele é.
Acredito que devemos ser um pouco mais críticos a tudo, em  relação à espiritualidade não seria diferente, muitos pregadores têm o poder de persuasão muito grande, é necessário cuidado e respaldo em aceitar sem questionar tudo que se ouve.
A espiritualidade vai além do que conhecemos limitadamente sobre religião.
Deus é muito mais do que qualquer mesquinharia de sentimentos. Eu sei que Ele existe, eu O posso sentir.
Sonho com um mundo fraterno, onde poderemos nos dar as mãos e sermos um só!!
Mais um desejo utópico? Não sei, mas que é o que desejo imensamente, com a alma, com o coração.
Pratique a espiritualidade literalmente, vai fazer de você um ser melhor!!


Cibele Palladino


Nenhum comentário:

Postar um comentário