domingo, 18 de setembro de 2011

QUANTO VALE SUA DIGNIDADE?

Hoje ao me deparar com comerciais de inscrições para uma nova edição de um reality show, percebi quantos anos se passaram desde a primeira amostra dele. Como o tempo passa e como o que não tem qualidade insiste em cair no gosto popular.
Mais de uma década se passou e, infinitas cópias desse tipo de programa se espalharam por toda rede brasileira, cópias de cópias oriundas de emissoras internacionais.
Pego-me analisando o que nossas crianças têm de exemplo a seguir: são homens e mulheres que se "esforçam" para ganhar milhões de reais. Se esforçam malhando em academias para disputar quem tem o bumbum melhor, mais definido, o silicone maior. Se esforçam em pagar cirurgias plásticas para mudar em algumas vezes toda forma de um rosto, usam da lipoaspiração para se tornarem "perfeitas". Homens musculosos, que tomam anabolizantes para se tornarem cada vez mais sarados e vão para a TV, mostrar quem realmente são e porque devem ganhar o tal prêmio tão cobiçado.
Então o show começa, são festas daqui, festas dali, onde a bebida "rola" solta e todos estão ali para "pegar". Sexo acontece, brigas também, exibicionismo, culto ao corpo, bobagens e mais bobagens saem da boca desses "guerreiros", como são chamados e, todos eles são tidos por jovens e crianças como exemplo de vida.
Guerreiros? Você acredita que alguém deles seja um guerreiro? Guerreiro é aquele que acorda de madrugada, pega ônibus, metrô para chegar ao trabalho, corre daqui e dali para poder sustentar sua família. Guerreiro é aquele que dá exemplo de dignidade ao seus, mostrando o caminho do bem, fazendo com que entendam que seu corpo é algo valioso e não deve ser exposto com a finalidade de ganhar dinheiro. Guerreira é aquela mulher que têm casa, filhos, família, trabalho para dar conta e suprir muitas vezes a necessidades de todos.
Então os valores vão se perdendo pelo caminho, pois acabamos achando tantas coisas tão normais..."isso é só um programa", "eu torço para ele(a)"...Chega um momento que essas coisas normais começam a acontecer muito perto de nós: são garotos que tentam estuprar as colegas na sala de aula, é sexo explícito que acontece também dentro  da mesma. As meninas querem ser como àquelas dos programas da TV, os meninos acham que devem "pegar" todas como "os cara" fazem, contudo isso, a dignidade o respeito consigo, com seu corpo e com o próximo, se extingue...Quando chegamos neste ponto, as pessoas se escandalizam, mas eu digo: por quê? Você sempre achou normal!!! As portas da sua casa sempre tiveram abertas para isso, sua TV nunca foi desligada e seu filho nunca foi proibido de assistir estes tais programas.
Precisamos cultuar a inteligência, o discernimento, o crescimento pessoal e emocional do ser humano, não adianta um corpo perfeito e uma mente vazia, oca, desconectada da realidade.
Dignidade vale mais que o dinheiro. A  vida não precisa ficar exposta para um mundo inteiro, provavelmente milhões nunca ganharemos, mas ainda acredito que quando buscamos no estudo um caminho para ser trilhado, encontraremos êxito na vida e, uma bela silhueta não vai ser a ponte para conseguirmos alcançar objetivos desejados.
A minha dignidade, vale muito, respeito meu corpo e constantemente desenvolvo a parte mais importante dele: a minha mente!
Pensemos no que devemos valorizar! O futuro cada dia mais se mostra assustador!!
Desejo  um   mundo de  pessoas pensantes e transformadoras dele, mas que seja uma transformação para o  melhor!!

Cibele Palladino


Nenhum comentário:

Postar um comentário