Observei todos estes dias as reportagens feitas sobre Amy Winehouse.
Vi mensagens no msn, orkut e facebook de alguns adolescentes que foram meus alunos, se lastimando pela morte da cantora, venerando, chorando, postando vídeos de suas músicas.
A televisão retratou toda sua curta trajetória de vida, exaltando seus passos, seus exemplos, mas eu pergunto a você? Qual exemplo Amy deixou para todos nós?
O que meus olhos puderam ver desde quando a cantora entrou no auge do sucesso, é que ela dava péssimos exemplos de envolvimento com drogas, álccool, sem limites algum, ficava em estado deplorável, apanhava do marido, fazia shows bêbada e drogada e ainda tinha uma legião de fãs correndo atrás dela.
Depois de sua morte as pessoas a chamam de Diva, penteiam seus cabelos iguais aos delas, se maquiam parecido e será que também vão usar drogas e beber como ela fazia?
Cazuza dizia em uma de suas músicas que seus heróis morreram de overdose, mas eu digo uma coisa: eu não quero que meus heróis morram de overdose, eu quero que meus heróis morram de velhice, sendo assim, que tenham tempo suficiente para viver, produzir, acrescentar exemplos bons e assim serem lembrados.
Fico preocupada com essa geração que está crescendo sem base, formação familiar, religiosa e moral, que admira e toma como exemplo alguém que se deteriora gradativamente, que não tem um pingo de amor próprio se matando um pouco a cada dia, fazendo de seu corpo o templo das bebidas e drogas.
Acredito que nosso "futuro" está sem perspectiva de futuro, não está conseguindo distinguir o que pode acrescentar positiva e negativamente em sua vida.
O mundo está precisando de novos tipos de heróis, será que ainda é possível fabricá-los?
Cibele Palladino